Dermatites

A Dermatite é uma inflamação que atinge a pele que podendo causar vermelhidão, pequenas bolhas, descamação e coceira. Em casos mais severos, é possível que surjam sintomas como sensação de queimação e ardência. Essa inflamação pode surgir em qualquer idade e parte do corpo.

Existem diferentes tipos de dermatites, entre as principais podemos citar:

• Dermatite Atópica – A dermatite atópica é um processo inflamatório da pele que apresenta sintomas como coceiras e lesões avermelhadas que podem ou não descamar. Geralmente as lesões se localizam na face das crianças pequenas, e nas dobras do joelho e cotovelo de crianças maiores e adultos. Essa condição pode estar associada à outras doenças como bronquite, asma e rinite.
  • Dermatite Seborreica – Inflamação que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas. Por ser uma doença crônica, tem períodos de piora e melhora dos sintomas.
  • Dermatite Numular –  Esta dermatite é caracterizada por lesões cutâneas em forma de moeda ou disco. Este tipo de dermatite é mais comum em pacientes de meia-idade e mais velhos, e geralmente está associada à pele seca.

O tratamento da dermatite consiste em cuidados com a pele e uso de medicamentos corticoides de uso tópico, imunossupressores e anti-histamínicos. Em caso de infecção bacteriana, os antibióticos podem ser indicados pelo dermatologista.