Dermatologia Clínica

Melasma

Melasma são manchas escuras, muito frequentes e conhecida pelas mulheres, presentes nas maçãs do rosto, testa e nariz.

As manchas do melasma resultam da hiperatividade de alguns grupos de melanócitos induzidos, principalmente, pela radiação ultravioleta. Os melanócitos são células com prolongamentos que produzem cor amarronada através da produção de melanossomos que contêm o pigmento melanina (confira na figura abaixo).

melasma 2

Clinicamente, caracteriza-se por manchas acastanhadas, mais ou menos escuras, de contornos irregulares, mas limites nítidos, localizadas preferencialmente na face, embora possa acometer também região cervical, torácica anterior e membros superiores.

melasma

Mulheres em período fértil e de fototipos intermediários representam as populações mais acometidas. Ainda assim, mulheres após a menopausa e homens também podem desenvolver melasma.

Há relação com fatores genéticos, hormonais, uso de medicamentos, cosméticos, endocrinopatias e fotoexposição, mas grande parte da fisiopatogenia do melasma permanece desconhecida.

Esta afecção é muitas vezes impactante na vida social, familiar e profissional dos indivíduos acometidos, provocando efeitos psicológicos que não podem ser negligenciados.

Um dos tratamentos mais comuns para o melasma é a proteção solar. Isso significa usar protetor solar de amplo espectro todos os dias e reaplicar o protetor solar a cada 2 horas. Também é recomendado o uso de chapéu de abas largas ao se expor ao sol.
O tratamento para o melasma inclui o uso de agentes clareadores, peelings  e lasers antigos, porém, apresenta uma cronicidade característica, com recidivas frequentes e grande refratariedade aos tratamentos existentes.


Para quem já cansou de tratar o melasma com as opções antigas agora chegou um laser eficiente que além de clarear diminui o risco de recidiva da mancha.

 

O Spectra Laser Toning™ entra como o grande aliado para atingir exatamente esse objetivo, com a vantagem de realizar o tratamento completo de forma rápida e eficaz, sem deixar a pele vermelha, descamando ou com casquinhas. O paciente pode voltar ao trabalho ou a sua rotina imediatamente após cada sessão.

 

O Spectra Laser Toning™ foi projetado especificamente para atacar as células causadoras do melasma. A tecnologia ataca diretamente os dendritos dos melanócitos, que produzem melanina em exagero no melasma e reduzem o tamanho das células do pigmento.

Imagemmelasma2

 

 

Além disso o Spectra não causa dor. Os pulsos curtos e rápidos do laser Spectra produzem menos efeitos térmicos, minimizando o processo inflamatório, mas com maior fragmentação da melanina, o que evita a recorrência do melasma depois do tratamento.

ton

Spectra Laser Toning™ é o primeiro e único tratamento com a certificação da FDA para o tratamento de melasma.

banners_300x300_spectra2

Confira também:

 

sabrina sato

“Spectra Laser Toning é um laser de média potência que elimina vários tipos de manchas escuras, incluindo melasmas”

O Spectra Laser Toning é usado em baixa potência e consegue fragmentar a mancha em pedaços que são absorvidos pelo organismo

“O Spectra Laser Toning é usado em baixa potência e consegue fragmentar a mancha em pedaços que são absorvidos pelo organismo”

 

"O Spectra Laser Toning é a mais recente luz no fim do túnel para quem sofre do problema de melasma"

“O Spectra Laser Toning é a mais recente luz no fim do túnel para quem sofre do problema de melasma”

 

"O novíssimo laser Spectra, com pulsos curtos e muito rápidos produz um efeito térmico menor, que agride menos a pele"

“O novíssimo laser Spectra, com pulsos curtos e muito rápidos produz um efeito térmico menor, que agride menos a pele”

 

 

Confira também:

 

http://www.guiadapele.com.br/produtos/spectra.aspx

Referênicias:

An Bras Dermatol. 2009;84(6):623-35.