Artigos

Peeling de Fenol – A pele e sua Resiliência

rosto

Resiliência é uma palavra instigante! É a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar a sua forma original após ter sido submetida a uma deformação. É a capacidade de retomar o seu equilíbrio. Voltar ao seu estado normal com a aparência que apresentava anos atrás!

 

Nossa pele após ter sofrido alguma injúria, seja pela ação do tempo (rugas, flacidez, manchas), do ambiente (sol, cigarro, poluição, stress), ou sequelas (como cicatrizes de acne) também pode ter esta capacidade quando receber o estímulo adequado, é o caso do peeling de Fenol.

 

peeling de Fenol (fórmula de Baker) é o peeling profundo que é capaz de produzir as transformações celulares mais importantes e os resultados aparentes mais extraodinários. Promove alterações celulares profundas que resultam em restauração arquitetural significativas e espetaculares. Reestrutura a arquitetura cutânea, restaurando a qualidade e a aparência que tinha antes.

 

Após o peeling profundo de Fenol, o corpo leva, de 4 a 6 semanas (no mínimo) para regenerar uma pele estruturalmente normal. Globalmente, as camadas superficiais da pele envelhecida, enrugada e manchada, são liquefeitas e substituídas por pele estruturalmente jovem e homogênea. As camadas mais profundas da pele são renovadas pela síntese de novas fibras. A qualidade do novo colágeno é percebida, melhorando o suporte desta nova pele. Durante esse tempo a pele fica rosada, uma vez que muitos vasos sanguíneos recém-formados estão vascularizando a epiderme adelgaçada e nova.

 

As alterações descritas duram longo tempo. A literatura afirma que em cortes histológicos de peles biopsiadas 15 ou 20 anos após um peeling de Fenol-Baker, a diferença entre a pele tratada e não tratada é incrível, e isso explica porque, na maioria das vezes, apenas um peeling de Fenol é necessário para rejuvenescimento duradouro da face. A pele mantêm a aparência rejuvenescida por muitos anos.

 

olho
Não existe limite de idade para este procedimento, é necessário apenas estar em bom estado de saúde. É mais aplicado em pacientes acima de 40 anos com sinais de envelhecimento, mas jovens também podem ser tratados, principalmente para melhoria das cicatrizes de acne. Pode ser usado em todo o rosto ou em áreas isoladas como a região periocular, perioral ou bochechas.
É um procedimento estritamente médico. Este profissional deve ser altamente experiente e preparado para que possa realizar o peeling de Fenol-Baker fornecendo indicações e orientações, assim como, o acompanhamento pós-procedimento.